Você sabe quando está realmente com fome?

Identifique os sinais que seu corpo dá e pratique uma alimentação saudável!
Identifique os sinais que seu corpo dá e pratique uma alimentação saudável!

Você sabe quando está realmente com fome? E fome de que? Hoje em dia o ato de comer é tão normal que não paramos pra perceber os sinais que o corpo dá e comemos sem pensar. Se queremos ter uma relação harmoniosa com os alimentos, sem carregar o sentimento de culpa, compulsão, compensação, relaxamento, satisfação, prazer e recompensa é importante entender a diferença entre fome física e emocional:

Fome física: o corpo da sinais como estômago roncando e queda da energia (estafa). Geralmente é uma fome inespecífica, ou seja, você come qualquer coisa e satisfaz! DICA: comer sempre devagar e mastigar bem os alimentos!

Fome emocional: neste não existem sinais de fome, não passou muito tempo desde a última refeição, há desejos específicos de comer determinados alimentos ou comer algo que não sabe bem o que é! Muitas vezes come e não se sente satisfeito, pois muitas vezes essa busca pelo alimento é decorrente de sentimentos de conforto e/ou recompensa e comer seria uma forma de diminuir essas emoções negativas (medo, ansiedade, frustrações). DICA: reconhecer as emoções e estar ciente de que o alimento não preencherá ou resolverá seu problema! Verificar as necessidades vitais como horas de sono e hidratação estão sendo satisfatórios. Procurar se distrair e realizar atividades prazerosas na hora da ansiedade e procurar ajuda caso não esteja progredindo diante dessa circunstância!

Identifique os sinais que seu corpo dá e pratique uma alimentação saudável! Fica a dica!

Nutricionista Aline Guerra

   Serviço de Nutrição do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont

ASCOM – HMSD