Infecções sexualmente transmissíveis foi o tema da palestra da Bioquímica Luzivalda Duarte Couto, na tarde do dia 29 de maio ( terça – feira), atendendo ao convite de integrantes da casa da Amizade, cerca de 25 gestantes assistidas no projeto Obra de Berço participaram do evento.
O projeto da referida associação, visa conscientizar as mães a importância do Pré-Natal para que seu bebê nasça com todos os cuidados necessários, recebendo durante nove meses, orientações de profissionais da saúde.
Durante a palestra a Bioquímica Luzivalda abordou temas de prevenção às IST ( infecções sexualmente transmissíveis) . Segundo a palestrante a terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas, principalmente durante a gestação e no momento do parto onde os principais vetores causadores destas infecções podem ser transmitidos aos recém-nascidos como a temida Sífilis, que está liderando os casos na região e no país. Segundo dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica o número de casos vêm aumentado consideravelmente nos últimos anos.
ASCOM – HMSD