O Hospital Misericórdia de Santos Dumont adequou uma área exclusiva e isolada no Pronto Atendimento para atender aos pacientes com suspeita de estarem infectados pelo COVID-19.
Para a situação de calamidade pública o Hospital contará com 5 leitos, sendo 1 leito para cuidados intensivos equipado com 1Ventilador Volumétrico, 1 Monitor Multiparâmetro e aspirador cirúrgico.
Existem em nosso hospital 8 ventiladores Volumétricos adulto e 1 Infantil. É importante dizer que, em condições normais, a relação de Ventiladores e população é de 1 para cada 10 mil habitantes. Neste passo, o Hospital possui a estrutura adequada para tratar a população. Contudo, caso a demanda seja superior a sua capacidade instalada, o excesso será encaminhado para os Hospitais de referência nas cidades de Juiz de Fora e Barbacena.
O HMSD está disponibilizando 11 leitos clínicos em quartos individuais com banheiro para acolhimento de infectados que não irão precisar de tratamento intensivo (UTI).
Ademais, encontra-se avançada a negociação para a instalação de mais 10 leitos de UTI Adulto. Caso esta negociação venha a se concretizar, o Hospital contará com os atuais 6 leitos de UTI para atendimento geral, isto é, AVC, infarto, emergências proveniente de acidentes e mais 10 leitos dedicados para os infectados de COVID19 em estado grave. Dessa forma, a capacidade instalada para cuidados intensivos chegará a 16 leitos de UTI preparados para atender a populção.
O Hospital alerta à população que é possível viver momentos críticos nas próximas semanas, mas quetodos os médicos, enfermeiras, farmacêuticas e os demais colaboradores da Entidade estarão preparados para prestar um adequado atendimento neste momento de Crise Sanitária Nacional.
O Hospital conta com a calma e o bom senso de toda a população, a fim de que com a união de forças de todos seja possível restabelecer o mais breve possível a situação de normalidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HMSD