NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota - arte

O Hospital Misericórdia de Santos Dumont vem esclarecer a todos colaboradores do Hospital, bem como a toda comunidade que, conforme informado nos Boletins Diários da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santos Dumont da existência de dois pacientes infectados com o Coronavírus no nosso Hospital, nos levou a afastar em isolamento domiciliar alguns empregados que tiveram contato com os referidos pacientes acima citados, e que apresentaram alguns sintomas suspeitos. A ação implementada será de testar todos os colaboradores (afastados ou que continuam na ativa).

Testes (PCR – coleta de material na garganta e narina) estão em andamento sendo que alguns resultados já deram negativo. Outros (teste rápido – coleta de sangue) precisam de um período de até 16 dias para que reflita o resultado com um grau de certeza maior que 85%.

Uma de nossas colaboradoras fez o teste em Juiz de Fora, deu positivo e nos comunicou na tarde de ontem.

O Hospital, conforme orienta o protocolo, só pode informar para a Vigilância Sanitária se tiver o resultado do teste. Sintomas não podem ser entendidos como estar infectados pelo vírus.

Quanto as notícias veiculadas nas mídias locais sobre os nossos médicos, um deles se infectou a tempos atrás e porta um teste realizado em um laboratório de Juiz de Fora dando ele como já imunizado. Fizemos teste (PCR) em 10 colaboradores e os resultados foram negativos, inclusive dos médicos citados na mídia. Outros colaboradores serão testados nos dias seguintes e iremos manter a todos informados.

Trata-se de matéria inadequada, irresponsável e sem nenhum conteúdo técnico, levando a comunidade a uma insegurança desnecessária, uma vez que é aqui no nosso Hospital que temos profissionais, equipamentos e medicamentos para atender as emergências oriundas desse vírus.

Estamos tomando todas medidas preventivas a fim de conter e debelar o vírus, evitando assim sua propagação.

Contamos com o seu apoio para juntos enfrentarmos esse momento de crise que não é só de Santos Dumont, mas de toda a nação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HMSD