Essa semana é hora de voltar às aulas, e muitas crianças já estão se preparando para o retorno das atividades escolares e suas mamães preparando suas lancheiras. Mais e ai mamãe, o que você coloca na lancheira do seu filho?
Há um tempinho saiu uma reportagem mostrando que a criança da região sudeste tem consumido em média 20 gramas de açúcar somente nos lanches, sendo que o recomendado é 22,5 gramas para o dia todo! O maior consumo de açúcar seria em lanches, assim recorrendo aos biscoitos recheados, biscoitos em geral sem recheio, biscoitos chips, bolos industrializados, salgados fritos, assados, pizzas, pipocas industrializadas, sucos de caixinha, achocolatados de caixinha, refrigerante, balas, pirulitos, goma de mascar, gelatinas, entre outros.
Mamães os filhos, em sua grande maioria, são reflexos da alimentação dos pais. Nos dias de hoje tudo é muito corrido mais tenha planejamento ao preparar a lancheira do seu filho, assim você garante uma alimentação saudável. Prepare ou planeje no dia anterior, na hora do preparo da lancheira tenha a presença do seu filho, pois assim ele pode escolher entre as opções que VOCÊ DER a ele.
Assim seguem sete dicas para uma lancheira saudável:
1. Planejamento: faça uma listinha com os lanches da semana toda e execute-os.
2. Presença do filho(a): faça-o participar deste momento.
3. Porcionamento: não coloque embalagens inteiras dos alimentos, pois seu filho não respeitará a quantidade estipulada por você.
4. Hidratação: coloque sempre uma garrafinha de água potável na mochila do seu filho.
5. Bebidas prontas: essas bebidas são ricas em muito açúcar e gorduras, assim evite-os, estimule a sempre optar por sucos naturais.
6. Guloseimas: não são proibidas, porém tem que ser com muita moderação. Escolha um dia da semana que e negocie o que ele irá levar.
7. Liberdade Nutricional: dentre o conceito de saudável, usar um dia da semana livre e pedir sugestão ao seu filho sobre o lanche do dia. Participar a criança da sua rotina alimentar faz parte da educação nutricional, sempre explique ao seu filho que isso ou aquilo faz bem ou mal a saúde, que faz bem pra pele, cabelos, pro estômago, enfim vá explicando a importância dos alimentos.
Alguns alimentos devem estar na lancheira sempre, porém faça as escolhas:
Uma fruta ou suco de frutas natural: escolha ou um ou outro (as frutas são as melhores escolhas, porém vá revezando para não ficar monótona a lancheira). Pãezinhos opte pelos 100% integrais, adicione uma saladinha da preferência do seu filho e uma fonte protéica como queijo magro, frango desfiado, carne moída. Pão de queijo na quantidade certa. Iogurte de frutas (cuidado nos dias quentes). Bolos feitos em casa (sem calda e recheio). Enfim a uma série de alimentos legais que podem ser introduzidos na alimentação diária do seu filho. Fica a dica!
A educação alimentar deve começar ainda quando crianças como forma de promoção à saúde e prevenção de doenças, pois a indisciplina pode resultar em problemas futuros. A merenda escolar de má qualidade pode ser o gatilho dessa indisciplina. (autor desconhecido).
Nutricionista Aline Guerra
Serviço de Nutrição do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont