Bom dia! E foi dada a largada para a maior festa do Brasil ,O CARNAVAL que é sinônimo de muita música, alegria e diversão. E para aqueles que irão aproveitar essa maratona ao longo destes 6 dias algumas considerações devem ser levadas em conta. Descanso, boa hidratação e nutrição são fatores cruciais para aproveitar estes dias com saúde e disposição.
Ao longo dessa semana uma alimentação mais leve e completa juntamente com uma super hidratação devem ser exploradas. Nada de dietas restritivas para perder alguns quilinhos, pois nesta altura do campeonato não irá adiantar seu esforço, e o #projetomagranocarnaval terá que ser adiado, rs!
Então ai vão algumas dicas importantes:
- Abuse de alimentos leves como as frutas, legumes e verduras para repor os eletrólitos e minerais perdidos com o suor e evite ficar muito tempo sem se alimentar, pois pode gerar mal estar e acabar com sua festa.
- Evite o consumo de alimentos gordurosos como frituras, salgadinhos, Fast food, bolachas recheadas, wafer, condimentos e carnes com gordura aparente, pois tais alimentos são de difícil digestão e podem gerar aquela sensação de estufamento, desconforto e preguiça após a ingestão.
- Evite o exagero na hora de consumir bebidas alcoólicas e não consuma de estômago vazio, além de serem calóricas elas aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação e indisposição na folia. Intercale as bebidas com água e alimentos (barra de cereal, castanhas, cookies integral), pois irá proporcionar uma eliminação mais rápida dos metabólitos do álcool e retardar o efeito do álcool, atenuando a ressaca.
- Hidratação é de extrema importância, aposte em bebidas não alcoólicas e não gaseificadas, como água, água de coco e sucos naturais de limão e maracujá. E para aqueles que são adeptos as bebidas alcoólicas devem redobrar a hidratação e a alimentação leve, pois senão ocorre um “bololô” no estômago e estraga tudo, rs!
- Garanta uma boa alimentação antes de cair na folia, prefira o consumo de carboidratos integrais como pães integrais, granola, aveia, arroz integral e batatas, pois além de garantirem maior saciedade por um longo tempo, os carboidratos complexos fornecem energia por mais tempo, já que possuem uma absorção mais lenta que os carboidratos simples. Evite comer fora de casa (alimentação ruim, de alto valor energético e mal higienizados), pois pode ganhar uma infecção intestinal e acabar a folia no hospital.
- Dedique algumas horas para uma boa “noite” ou “dia” de sono, cerca 6 a 8 horas, já são suficientes para recarregar as energias e curtir a festa no dia seguinte.Enfim, não tem segredo e nem fórmula mágica. A alimentação é a mesma, nada de muito diferente do habitual, o que muda é a forma que você levará as festas durante todo o feriado. Os EXCESSOS que são prejudiciais! Não abuse de bebidas alcoólicas achando que o mundo irá acabar em um dia, não coma em excesso e em apenas uma refeição como se não tivesse amanhã, pois ficou o dia todo sem alimentar e quando se dispõe a comer quer comer tudo que vê pela frente. Essas sim são práticas erradas e no fim do feriado você colherá os estragos! Pratique saúde.
E você não escutou as dicas da nutricionista e rolou aquela ressaca? O Serviço de nutrição do hospital te ajuda:
Se rolou aquela ressaca no dia seguinte significa que você não se hidratou o suficiente. Mas nada está perdido, pois hoje a hidratação será intensificada, não é?
Para facilitar a reidratação abuse da água, água de coco e alimentos como melancia, melão, laranja, pepino e sucos de limão e maracujá (sem açúcar). Evite o consumo de café, chás mate, energéticos e outras bebidas diuréticas, pois os sintomas da ressaca serão intensificados!
Então me despeço desejando a todos um excelente carnaval aproveitem com juízo e moderação, não faça nada que vá se arrepender pós-carnaval. Se previnam e se joguem na folia!
BOM CARNAVAL A TODOS E APROVEITEM COM MODERAÇÃO!!!!!
Nutricionista Aline Guerra
Serviço de Nutrição do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont