NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Misericórdia de Santos Dumont, através da sua assessoria de comunicação, vem a público esclarecer os fatos ocorridos na tarde deste último domingo (19/12), em que foram circuladas nas mídias sociais vários vídeos no Pronto Atendimento, com unilaterais e levianas acusações de que a médica plantonista teria abandonado o plantão.

Para atender a demanda da população, o HMSD mantém uma escala médica de plantões aos finais de semana, com dois profissionais da saúde atendendo o pronto atendimento. Contudo, no último domingo e por volta das 10h30, um dos profissionais que estava de plantão apresentou um mal súbito e se ausentou da instituição por motivos de saúde, não havendo evasão ilegal das suas atividades.

Assim, mesmo sobrecarregado e com alguns atrasos o médico plantonista residual prestou toda a assistência para a população, dando ênfase, obviamente, às demandas mais graves segundo os termos da triagem.

Portanto, é preciso conscientizar a população de que acusações infundadas, descontextualizadas e muitas das vezes com intuito exclusivamente político, não cooperam em nada com o interesse público e com a prestação humanizada dos serviços públicos de saúde.

É preciso lembrar que a Equipe do HMSD é composta de pessoas que trabalham diuturnamente para o bem estar da população, e que mesmo diante das dificuldades e precariedades do SUS, prezam por um serviço de alta qualidade e segurança.

Ante o exposto, informa o HMSD que presta atendimentos 24h/dia; 07 dias por semana, contando com médicos plantonistas/sobreaviso e concedendo medicamentos gratuitos à população. Em média são mais de 4.000 (quatro mil) atendimentos por mês sem nenhuma queixa, não podendo um caso isolado e imprudentemente lançado na Internet servir de exemplo ou parâmetro para qualquer tipo de avaliação social.

É o que tinha para esclarecer.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HMSD