O Hospital Misericórdia de Santos Dumont, através da sua assessoria de comunicação, vêm através desta esclarecer os fatos ocorridos na última terça-feira, dia 07 de dezembro de 2021, com a criança que deu entrada às 02h48min nesta unidade hospitalar, após mensagens difamatórias proferidas nas redes sociais.
O paciente, que reside no Município de Ewbank da Câmara, chegou nesta unidade de saúde alegando sua mãe que estava com engasgos e com dificuldades respiratórias, após ingestão de 90ml de preparo lácteo. A criança, que estava em parada cardiorrespiratória, foi imediatamente atendida pelo médico plantonista do pronto-socorro, que realizou todos os procedimentos médicos que garantiram a sua reanimação. Às 03h00min foi acionada a médica pediatra de sobreaviso, que se juntou a equipe às 03h15min, medicando e intubando o paciente com sucesso, mantendo-a estável.
A partir daí a equipe passou a madrugada inteira buscando por uma vaga em UTI Neonatal/Pediátrica, não logrando êxito em nenhum Hospital credenciado do SUS (HRJP, HMTJ, Santa Casa de Juiz de Fora, Hospital Santa Izabel, Hospital São Paulo de Muriaé, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e Casa de Caridade de Carangola). Além disso, o paciente foi cadastrado no SUSFÁCIL para transferência em busca de uma vaga na macrorregião de saúde sudeste, considerando o diagnóstico de obstrução intestinal.
Na parte da manhã, por volta das 10h30min e na busca incessante por uma vaga, a equipe logrou êxito, via telefone, junto à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. Imediatamente foi acionado o SAMU para realização do transporte. Contudo, por volta das 10h40min o paciente apresentou nova Parada Cardiorrespiratória, ocasião em que foram realizadas manobras de reanimação cardiopulmonar, com êxito. Pouco tempo depois sobreveio uma nova Parada Cardiorrespiratória, não havendo êxito da reanimação, vindo o paciente a óbito.
Durante todo o atendimento o paciente ficou assistido e monitorado por uma equipe multidisciplinar (médico generalista, médico pediatra, enfermeiro, fisioterapeuta da UTI, técnico de enfermagem), que empreendeu todos os esforços técnicos para manter a estabilidade do seu quadro clínico até a transferência, que somente não ocorreu pelas suas sucessivas paradas cardiorrespiratórias.
O Hospital Misericórdia de Santos Dumont reafirma que preza pelo bom atendimento, transparência e respeito aos usuários do serviço público de saúde e continuará prestando todos os esclarecimentos necessários para demonstrar a lisura na condução das suas atividades.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HMSD