E quem ai tem o hábito de trocar as refeições por lanches? De acordo com o Vigitel (2014) considera-se substituição de comida por lanches quando, no almoço ou no jantar, você deixa de comer refeições completas, preparadas em casa com alimentos frescos por sanduíches, salgados, pizza ou outros tipos de lanches.
Nos dias atuais a substituição de almoço e jantar por lanches em geral vem sendo recorrente, pois com a correria do dia-dia muitas pessoas optam pela praticidade, facilidade e rapidez, assim optando por lanches ao invés da santa e bela refeição. Porém isso não é desculpa, pois tudo na vida é questão de planejamento e força de vontade para manter uma alimentação saudável. Um dado muito importante diz que adultos que trocam comida por lanches teve um aumento de 7,4% para 31,1% e essa freqüência é maior entre homens do que mulheres.
Esse é um tema muito importante, pois essa troca de comida de verdade por lanches pode trazer uma série de carências nutricionais além de uma série de problemas de saúde como colesterol alto, triglicérides alto, diabetes tipo 2, obesidade, entre outros. Essas comidas preparadas nas ruas é em sua grande maioria muito rica em açúcares, gorduras, sal, conservantes e corantes, uma bomba para nosso organismo. Uma alimentação mais natural, fresquinha, preparada com carinho, sem temperos prontos (cheios de sal), sem excesso de óleo, açúcares são excelentes pra nossa saúde, dando mais saúde e disposição para as atividades do dia-dia. Se planeje! No dia anterior prepare seus lanches e refeições ou opte por comer em casa, pois assim terá uma alimentação mais segura e saudável, deixando longe uma série de problemas a saúde, além de evitar o ganho de uns quilinhos pra seu corpo, rs! Fica dica!
Nutricionista Aline Guerra
Serviço de Nutrição do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont