Hoje venho comentar sobre os temperos. E pra começar uma pergunta: quem não gosta de uma comidinha temperada? Mais um lembrete comida temperada não é sinônimo de comida salgada! Os temperos servem para melhorar o sabor, o aroma e a aparência dos alimentos preparados! Assim, de um lado os temperos industrializados e do outro os temperos naturais.
Temperos industrializados: Passe longe deles, corra!! São condimentos ricos em realçadores de sabor, aromatizantes e corantes artificiais, sal, glutamato monossódico, proteína e extrato de soja, caseinato de sódio, dentre vários outros venenos e muitas vezes adicionado bastante gordura e açúcar. Estes são ricos em excitotoxinas que reagem com receptores do nosso cérebro acarretando danos e estimulando o sistema nervoso, levando a desordens neurológicas e muitas doenças como hipertensão arterial, ataques do coração, enxaquecas, afeta visão, convulsões, piora muitos os sintomas do Alzheimer, fibromialgia, fadiga,depressão e diabetes.
Temperos Naturais: abuse das ervas, pois além de darem sabor aos alimentos, elas ainda ajudam na digestão, são ricos em vitaminas e minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce, doenças crônicas como câncer, diabetes e doenças do coração. Também alguns tem função anti-fúngica como o alho e cebola, anti-inflamatória como a sálvia, açafrão e hortelã, antidepressivo como o alecrim. Enfim uma infinidade de benefícios que valem à pena, pois são na grande maioria acessíveis e baratos!
E ai, vamos mudar? Vamos escolher alimentos (ingredientes) que vão nos dar saúde e qualidade de vida e não doença. Pratique uma vida saudável, faça do seu alimento o seu medicamento. Fica a dica!
Nutricionista Aline Guerra
Serviço de Nutrição do Hospital de Misericórdia de Santos Dumont