Os riscos da Auto Medicação

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a automedicação é “a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo).” A automedicação diz respeito, portanto, ao uso de medicamentos sem prescrição de um profissional habilitado.
Farmacêutico Leonardo explica que O fato de muitas vezes não termos conhecimento a respeito de um fármaco pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia. Algumas reações alérgicas podem ser graves e desencadear até mesmo a morte.

A utilização de medicamentos sem prescrição médica pode causar alguns problemas, sendo um deles a intoxicação. A Anvisa nos alerta para os medicamentos que mais causam intoxicação que são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflmatórios. Estas medicações geralmente temos em casa guardado e qualquer “dorzinha” tiramos eles para fora.

Sala do C.A.F ( Centro de Abastecimento Farmacêutico)
Sala do C.A.F do Hospital (Centro de Abastecimento Farmacêutico)

A combinação de medicamentos também é um grave problema. Muitas pessoas não sabem que um remédio pode anular o efeito de outro e acabam fazendo combinações inadequadas que podem ocasionar problemas cada vez maiores.
Um outro problema que podemos observar, é a utilização de antibióticos por conta própria. Antibióticos são fármacos, utilizados no controle de infecção por bactérias, eles devem ser utilizados de maneira cautelosa, por um período determinado e não somente até os sintomas desaparecerem suspender, pois o uso indiscriminado e incorreto resulta no desenvolvimento de resistência da bactéria, ficando assim mais difíceis de serem tratadas.

Leonardo Mello  – Farmacêutico

Hospital de Misericórdia de Santos Dumont